data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Aulas presenciais na instituição estão suspensas desde 16 de março, e ainda não há previsão de retorno. Aulas seguem de forma remota
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estará reunido na manhã desta segunda-feira, a partir das 8h30min. Na pauta, a minuta de resolução que regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede), durante a suspensão das atividades presenciais da instituição. A reunião virtual terá transmissão ao vivo pelo site.
A proposta inicial já havia passado por duas comissões do órgão superior da universidade, mas foi devolvido à Pró-Reitoria de Graduação para ajustes em alguns pontos. Na última quarta-feira, o documento retornou ao Cepe. A partir da regulamentação do Rede, a instituição terá como definir uma data de término do primeiro semestre letivo e prever o início do segundo semestre - datas que já estão previstas na minuta.
UFSM oferece 1,2 mil vagas pelo Sisu para segundo semestre
ESTUDANTES
No sábado, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) - que tem dois representantes no Cepe - realizou uma plenária para debater os novos tópicos da minuta. Em nota publicada nas redes sociais, reforçou que, "mesmo ainda sendo incerto e não abrangendo todas as demandas estudantis como deveria - tendo em vista que somos as/os mais atingidos com o regime, e a maioria dentro da universidade -, é de extrema importância que haja este debate para que possamos reivindicar um ensino de qualidade, democrático, e a recuperação dos conteúdos dados em Rede, presencialmente".
Educação infantil tem queda média de 40% nas matrículas
As atividades presenciais na UFSM estão suspensas desde o dia 16 de março. Desde então, o Rede tem sido a ferramenta utilizada para viabilizar as atividades acadêmicas. Porém, a adesão, tanto de professores quanto de alunos, não é obrigatória.
As atividades presenciais seguem suspensas até esta quinta-feira. Porém, uma nova portaria deve ser publicada prorrogando mais uma vez essa suspensão.